SEJAM BEM VINDOS!

"Não se pode falar de Educação sem Amor."
(Paulo Freire)

O ar é matéria?

O AR O ar é matéria e, como tal, ocupa lugar no espaço. Isso é comprovado quando se emborca um tubo ou um recipiente dentro de uma vasilha com água. Se o tubo ou o recipiente (copo, por exemplo) contiver ar, a água não entrará nele, pois todo seu espaço interior estará preenchido pelo ar. O ar existe não só na atmosfera, mas também no interior do solo e nas águas dos rios e dos mares. É graças a isso que os seres que habitam o solo e a água conseguem respirar e viver. O ar tem peso. Uma bola vazia pesa menos do que uma outra bola igual cheia de ar. Como o ar tem peso, uma coluna de ar que tenha 1cm2 de base, mas possua a altura da atmosfera terrestre, pesa cerca de 1kg, ao nível do mar. No alto de uma montanha, essa coluna pesará menos, porque ela seria mais curta. O peso que o ar exerce sobre os seres e as coisas constitui o que chamamos de pressão atmosférica.
O ar é elástico, pois é compreensível (pode ser comprimido) e extensível (pode ser distendido ou dilatado), voltando ao volume normal quando retorna às condições normais de pressão.
O ar se "expande", como os perfumes e o cheiro do éter. Quanto mais espaço se der, mais o ar se expande, para enchê-lo. Esse fenômeno é chamado expansibilidade do ar.
O ar, portanto, ocupa espaço, existe na atmosfera, no solo e dissolvido nas águas; tem peso, é elástico e expansível.


Alunos do 1º ano juntamente com a Professora de Química, Cristina, fazendo os estudos se o ar é matéria ou não.



0 comentários: